Tratamentos para Ceratocone

A indicação do tratamento a ser aplicado à cada paciente portador de ceratocone deve-se fazer levando em conta todos os fatores envolvidos: idade, hábitos, alergias, doenças associadas, estágio da doença, expectativa de evolução da doença, alterações estruturais da córnea e das outras estruturas oculares, comprometimento da visão, entre outros.

Atualmente, dispomos dos seguintes:

• Recursos ópticos: visam corrigir os defeitos refrativos causados pelo ceratocone (astigmatismos irregulares, geralmente combinados com miopias ou hipermetropias): são eles os óculos e as lentes de contato especiais. Os recursos ópticos não interferem na progressão do ceratocone.

• Recursos estruturais: interferem na estrutura da córnea, com o objetivo de conter a progressão do ceratocone, corrigir sua deformidade ou então substituir o tecido corneano doente. Estes recursos também corrigem parcialmente os defeitos refrativos. São eles: Cross-Link, implante de anel intra-estromal e o transplante da córnea.

• Cross-Link: É um recurso terapêutico cirúrgico que consiste na aplicação de uma substancia chamada riboflavina, diretamente na estrutura da córnea, ativada por luz de cobalto, que vai então provocar um endurecimento daquele tecido, evitando dessa maneira a progressão do ceratocone;
  • Implante de anel intra-estromal: Segmentos de anel de silicone são introduzidos na camada estrutural (estroma) da córnea, com o objetivo de reduzir as deformidades e a acentuada curvatura na parte óptica da córnea. Com esse procedimento, conseguimos proporcionar uma significativa redução dos graus e melhorar em muito a acuidade visual do paciente portador de ceratocone.
  • Transplante de córnea: Quando as alterações estruturais da córnea são tão avançadas que não é mais possível aplicar nenhum dos recursos acima descritos, torna-se necessária a substituição da sua parte óptica pela parte óptica de córnea obtida por doação. O transplante pode ser lamelar, quando se preserva a camada endotelial da córnea do receptor (o que vai receber o transplante) ou penetrante, quando todas as camadas são substituídas.