O tratamento da catarata é feito por um procedimento cirúrgico rápido e seguro: a Facoemulsificação com Implante de Lente Intraocular.

A época de sua realização dependerá da acuidade visual do paciente e da avaliação do oftalmologista.

A cirurgia é realizada em qualquer tipo de catarata, independente do seu grau de comprometimento da visão; consiste na remoção do cristalino pela facoemulsificação, técnica de microcirurgia que exige o emprego de equipamentos e instrumentais sofisticados, medicamentos, insumos e principalmente equipe cirúrgica bem preparada e treinada.

Modernamente, graças ao desenvolvimento tecnológico adquirido ao longo dos últimos dez anos, a cirurgia é rápida, feita com anestesia tópica (colírio ou pomada anestésica) aplicada no olho a ser operado, complementada com a sedação realizada pelo médico anestesista da equipe. Os micro-cortes (micro incisões) dispensam o emprego de fios de sutura.

A cirurgia é bastante segura e o risco de ocorrerem complicações é muito baixo, desde que seja realizada em ambiente adequado, preparado com os melhores equipamentos e equipe cirúrgica bem treinada.

Atualmente, como resultado do desenvolvimento de equipamentos de Laser para uso em procedimentos oftalmológicos, existem aparelhos de Femto Second Laser específicos para uso nas cirurgias de catarata, que substituem alguns passos importantes que normalmente são executados por instrumentos mecânicos; contudo, não influenciam no resultado final da cirurgia.

Lente intraocular: Após a remoção do cristalino doente (catarata), é essencial colocar em seu lugar o cristalino artificial ou lente intraocular, para o restabelecimento da função visual. Isto é feito no mesmo ato cirúrgico, logo após a remoção de catarata. A lente intraocular é inserida no olho pela mesma micro incisão e implantada no mesmo local onde antes existia o cristalino: atrás da pupila.

As lentes intraoculares implantadas na cirurgia da catarata não só restabelecem a transparência dos meios ópticos do olho como também corrigem os graus que existiam antes da cirurgia!

Dispomos hoje de vários tipos diferentes de lentes intraoculares; caberá ao médico especialista indicar o que poderá trazer o melhor resultado para cada perfil e expectativa: lentes monofocais, tóricas, multifocais, esféricas, esféricas…

Uma pessoa que durante a maior parte de sua vida teve que usar óculos devido a uma miopia por exemplo, após a cirurgia poderá ter sua visão restabelecida sem a dependência do uso de óculos!

Uma vez implantada, a lente permanecerá no olho pelo resto da vida.

Cabe ao paciente, sob orientação do médico oftalmologista, escolher o tipo de lente intraocular mais adequado que proporcione o melhor resultado para sua visão.

Os avanços tecnológicos e o aprimoramento da técnica de facoemulsificação tornaram a cirurgia da catarata com implante de lente intraocular um dos procedimentos cirúrgicos mais bem sucedidos da medicina.