Dentro do olho humano circula um líquido transparente, o humor aquoso, responsável por manter a vitalidade das estruturas internas do olho. Ele é produzido internamente e escoado de forma constante por estruturas específicas (corpos ciliares e canais de Schlen). A deficiência do escoamento causa o acúmulo de humor aquoso, o que aumenta a pressão intraocular.

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada pelo aumento da pressão ocular, que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira.

O Glaucoma pode ser:

congênito: presente no nascimento, os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas. O tratamento é  cirúrgico;

secundário: ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou  uso  de  corticoides;

agudo: ocorre quando o espaço entre a íris e a córnea (câmara anterior) se reduz e oblitera a saída do humor aquoso; a causa principal é o aumento da espessura do cristalino durante o processo de evolução da catarata. Caracteriza-se por dor ocular intensa e perda rápida da visão. Requer intervenção cirúrgica urgente.

crônico: costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade. Uma das causas pode ser obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho chamado humor aquoso. No glaucoma crônico, os sintomas costumam aparecer em fase avançada, isto é, o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tubular”, que ocorre quando há grande perda do campo visual (perda irreversível). Se a doença não  for tratada, pode levar à cegueira.

O glaucoma pode afetar a todas as pessoas, porem uma ou mais destas características, quando presentes, representam maior risco para a doença:

• Pressão intraocular elevada;
  • Histórico familiar de glaucoma;