Doenças mais comuns das pálpebras, conjuntivas e anexos oculares

Olhos Secos – “Dry Eye”

A diminuição do volume ou da qualidade da lágrima é uma doença que pode ter várias causas; afeta a superfície ocular e causa desconforto, instabilidade visual, secura ocular, irritação, prurido ocular, sensação de corpo estranho, queimação e dano potencial aos olhos.

Constituem fatores de risco e mesmo causas de olho seco as doenças reumáticas, as doenças que comprometem a glândula lacrimal e/ou as glândulas lacrimais acessórias(agenesias, tumores, inflamações, viroses), medicamentos, climatério, menopausa.

Clique aqui para ver Tratamento de olho seco

Conjuntivite

As conjuntivites são infecções oculares comuns, esporádicas ou epidêmicas que podem surgir por várias causas: as mais comuns são, pela ordem: alérgicas, virais, tóxicas, bacterianas, parasitárias.

Sintomas: edema palpebral, hiperemia ocular intensa(“olhos vermelhos”), secreção, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e fotofobia. De modo geral, a visão é pouco ou nada afetada, desde que outras estruturas oculares não estejam comprometidas.

Clique aqui para ver Tratamento da conjuntivite

Pterígio

É um tipo comum de degeneração da conjuntiva, geralmente localizada na superfície ocular entre a córnea e o canto palpebral nasal, sempre na área da fenda palpebral; invade superficialmente a córnea. A exposição aos raios ultravioleta e fatores genéticos são os causadores do aparecimento do pterígio. Sintomas: hiperemia, ardência, prurido, sensação de corpo estranho, baixa da acuidade visual quando invade a córnea a ponto de induzir astigmatismo.

Foto pterigio

Clique aqui para ver Tratamento do pterígio

Blefarite

É a inflamação da borda anterior da pálpebra. Suas causas principais são: higiene inadequada, alterações hormonais, infecções em glândulas palpebrais. Sintomas: caspas nos cílios, aspecto oleoso da borda palpebral, irritação, hiperemia, queimação, sensação de corpo estranho, fotofobia.

Clique aqui para ver Tratamento da blefarite

Hordéolo (“Terçol”)

É um processo inflamatório infeccioso agudo que acomete glândulas palpebrais, geralmente causado por bactéria Stafilococcus epidermidis.

Características: nódulo hiperemiado de consistência amolecida, pode romper com saída de material purulento; inchaço palpebral; dor local.

Clique aqui para ver Tratamento do hordéolo

Calázio

Definição: lipogranuloma (tumor benigno de origem inflamatória) crônico da glândula de glândulas palpebrais. Apresenta-se como lesão nodular endurecida, saliente na pele palpebral; geralmente indolor,  na maioria das vezes resulta da evolução de um hordéolo.

Clique aqui para ver Tratamento do calázio

Hordeolo e calazio