As Cirurgias Refrativas foram desenvolvidas para corrigir os assim chamados erros refrativos da visão: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

São procedimentos altamente eficientes e precisos para tratar estes erros; são rápidos, indolores e dispensam internações e curativos.

Para sua realização, utilizamos um equipamento chamado Excimer Laser, que remodela suavemente a superfície da córnea e modifica sua curvatura para corrigir os erros refrativos.

Contamos com várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa:

• PRK(Photo Refractive Keratomileusis): o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano) é removido e em seguida aplicamos o laser, distribuído conforme os graus a serem corrigidos. Ao final, colocamos uma lente de contato terapêutica sobre a superfície corneana para que o epitélio se refaça e para o alívio do desconforto que pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia.
  • LASIK(Laser Assisted In Situ Keratomileusis): Nesta técnica, o epitélio corneano é preservado; primeiramente fazemos uma lamela com as camadas mais externas da córnea; em seguida, a lamela é levantada e o laser é então aplicado na camada mais interna, chamada estroma. Terminada a aplicação, a lamela é reposicionada e adere ao estroma imediatamente; habitualmente colocamos uma lente de contato terapêutica ao final, para consolidar a aderência da lamela. A lente é removida no dia seguinte ao procedimento.

Para a confecção da lamela, utilizamos um dos seguintes equipamentos:

• Microcerátomo:  mais antigo e menos preciso;
  • FemtoLaser: mais moderno e preciso, possibilita a confecção de lamelas mais finas e uniformes. A precisão na confecção da lamela influencia diretamente no resultado final do procedimento!
  • PRESBILASIK: a presbiopiaé a dificuldade visual para perto, que geralmente se manifesta nas pessoas após os 40 anos de idade. A correção é feita habitualmente com o uso de óculos ou lentes de contato.
    Atualmente já existem programas que permitem ao Excimer Laser obter mudanças na curvatura da córnea, que resultam em mudança na profundidade do foco. Com isso, ocorre uma redução ou, em alguns casos, até a eliminação dos sintomas da presbiopia.
  • CIRURGIA REFRATIVA CUSTOMIZADA: O Laser customizado consiste na tecnologia desenvolvida para tratar no mesmo ato o erro refrativo e as aberrações chamadas de “alta ordem”, provocadaspor imperfeições e/ou irregularidades na superfície corneana. Essas imperfeições podem ser a causa de alguns sintomas tais como:  dificuldades para distinguir bem os objetos à noite, ofuscamento por faróis, visão de brilhos, halos e “raios” emanados por uma fonte de luz. Para criar o programa que irá orientar a cirurgia refrativa customizada, é necessário fazer um exame chamado Aberrometria, que calcula as imperfeições e as irregularidades da córnea.
As técnicas de correção visual a Laser, quando bem indicadas, são extremamente precisas e eficazes para livrar você da dependência do uso de óculos ou lentes de contato e reestabelecer uma excelente qualidade de visão!

Respostas a algumas questões sobre as cirurgias para correção de graus:

Quem pode se submeter a cirurgia refrativa?

Adultos, de preferência com idade acima dos 21 anos, portadores de erros refrativos que lhes causem dependência do uso de óculos ou lentes de contato e que, após um detalhado exame oftalmológico, não apresentem contraindicações ao procedimento.

Existem riscos na cirurgia a laser?

O risco de se ter alguma complicação pela cirurgia refrativa a laser é extremamente baixo, desde que sejam seguidos todos os critérios estabelecidos para o sucesso do procedimento: começa com a avaliação criteriosa do paciente pelo médico,  pela qualidade dos parâmetros obtidos nos exames complementares, pelas informações e orientações sobre o procedimento e reais expectativas do resultado final. Segue com o ambiente cirúrgico estéril e preparado exclusivamente para este tipo de procedimento com equipamento de ponta, médico cirurgião e equipe treinados.  Terminado o procedimento, cabe ao paciente seguir corretamente as instruções pós-operatórias, o uso da medicação  e as visitas agendadas com o oftalmologista para acompanhamento.

Cirurgia a laser nos olhos dói? Precisa de anestesia?

Não para as duas perguntas. A Cirurgia a Laser nos olhos é extremamente eficaz, indolor e confortável; necessita apenas de poucas gotas de colírio anestésico. É comum uma leve sensação de areia nos olhos, logo após a cirurgia.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ocular a laser?

É normal que em até dois dias depois da cirurgia o paciente já esteja apto para voltar às suas atividades rotineiras.

Posso operar os dois olhos no mesmo procedimento?

Sim! É totalmente seguro fazer a Cirurgia a Laser nos dois olhos. Lembrando que neste caso, após o procedimento, o cuidado deve ser dobrado.

É possível que o problema volte após a cirurgia a laser?

As situações são raras e as chances são mínimas, mas os casos são particulares. Tudo vai depender do seu histórico ocular e do procedimento que poderá ser efetuado.

É necessário algum tratamento após a cirurgia?

Sim; os colírios prescritos para uso no período pós-operatório deverão ser corretamente aplicados e pelo tempo que for determinado pelo médico.

Posso praticar esportes após a cirurgia?

O indicado é que os esportes com interação de outras pessoas e objetos sejam evitados por pelo menos duas semanas após a cirurgia a laser. Atividades sem contato físico e sem exposição ao cloro podem ser retomadas após uma semana. Atividades aquáticas devem ser evitadas por três semanas.